Skip links

Pesquisa Qualitativa X Pesquisa Quantitativa: Qual escolher?

A pesquisa qualitativa e a pesquisa quantitativa são utilizadas no mundo do marketing e possuem alguns objetivos semelhantes. Nesse viés, ambas são importantes para as tomadas de decisões empresariais. Saiba agora qual delas é a melhor opção para você!

Fonte: SPHINX Brasil

Quais são os objetivos dessas pesquisas?

Dentre inúmeros objetivos que pesquisas qualitativas e quantitativas podem ter, deve-se destacar:

  • Avaliar o mercado
  • Conhecer seu público
  • Analisar tendências

Com essas pesquisas de mercado, dados estratégicos são captados. A “mágica” acontece em sua análise, que é quando um profissional obtém insights e respostas para as perguntas do cliente.

Ademais, essas pesquisas também auxiliam a empresa a criar produtos ideais para sua persona, afinal, conhecendo o seu público e os seus desejos, é mais fácil entender quais são suas demandas.

Devo fazer uma pesquisa quantitativa?

Quantitativa deriva de quantidade. Essa é uma metodologia que tem seus resultados medidos a partir dos números obtidos. Nesse sentido, esses resultados são mais “macro”, visto que possuem uma amostra grande de respondentes e não se analisa unicamente cada um deles.

Fonte: Rock Content

Quando se utiliza esse método, a necessidade da organização é descobrir dados, em suma percentuais, sobre determinada questão empresarial. O modelo de perguntas é direto e objetivo, já oferecendo opções de respostas. Assim, após os resultados serem analisados, é possível ter certeza sobre determinada hipótese anteriormente questionada.

Ela pode ser aplicada de forma online ou presencial. Para o formato online, pode-se usar plataformas como o Google Forms ou Survey Monkey, por exemplo.

Nessa perspectiva, o modelo de perguntas utilizado nessa pesquisa é:

“De 1 a 5, com que frequência você faz compras na loja X?”

“Como você conheceu o bar X? (adicione opções abaixo, para que o respondente consiga marcar 1 opção)”

Devo fazer uma pesquisa qualitativa?

Qualitativa deriva de qualidade. Essa metodologia é aplicada para uma amostra reduzida de pessoas, buscando um relato mais preciso de cada um dos respondentes.

Diferentemente da pesquisa quantitativa, a pesquisa qualitativa busca dados mais precisos e únicos, ou seja, narrativas, por isso o método utilizado geralmente são entrevistas. Elas possuem perguntas previamente criadas, mas o entrevistador precisa sentir como deve guiá-la, porque cada entrevistado possui opiniões diferentes.

Fonte: Canal do Ensino

Seu objetivo é obter dados que validem hipóteses e entender opiniões e preferências dos respondentes. Nesse sentido, alguns aspectos são importantes para que sua aplicação seja válida:

  • As respostas precisam ser discursivas, elas não podem possuir opções de respostas. O respondente precisa se sentir livre para responder o que realmente quiser.
  • Objetivos primários e secundários devem ser pré estabelecidos. Para que a entrevista tenha um rumo, o entrevistador precisará desses objetivos para conseguir guiá-la conforme a conversa acontece.
  • Não faça perguntas esperando respostas criadas. Para que a pesquisa funcione, ela deverá ser o mais espontânea possível. Por isso, não deve-se fazer perguntas que induzam o público a responderem determinadas opções.

Posso fazer pesquisa quantitativa e qualitativa em conjunto?

Sim, é possível aplicar ambas as pesquisas em um projeto. A chamada pesquisa mista é realizada em 2 momentos, principalmente pelo diferente número de respondentes.

Nesse viés, após fazer a aplicação de ambas as pesquisas, os resultados são analisados e comparados.

Por exemplo, pode-se fazer uma pesquisa quantitativa para descobrir o conhecimento de sua marca no mercado, descobrindo o percentual de pessoas que já conhecem a marca. A partir disso, pode-se aplicar a pesquisa qualitativa para descobrir o que faz o público consumidor seguir frequentando seu negócio e o que leva eles a divulgarem a empresa.

Assim, terá utilizado ambas as pesquisas para responder questionamentos internos e fazer melhorias futuras.

Qual é a melhor opção para o meu negócio?

Ambas possuem inúmeros benefícios! A verdade é que não existe uma como sendo melhor do que a outra, mas sim resolvem problemas diferentes.

Por isso, a melhor opção é averiguar a necessidade de seu negócio, para assim fazer a escolha correta!

Quer saber qual pesquisa a sua empresa precisa? A ESPM Jr., a mais conceituada empresa júnior de marketing do Rio de Janeiro, pode te ajudar! Entre em contato com nosso time agora mesmo.