Planejamento de Marketing: qual a importância para o seu negócio?

O marketing desempenha uma das funções mais estratégicas dentro das organizações. É através das ações desenvolvidas por esse setor que produtos, serviços e marcas tornam-se mais atraentes para o consumidor. Portanto, estas e outras funções ajudam a entender a importância do planejamento de marketing para as empresas.

Atualmente ainda existem muitos gestores que negligenciam esta etapa e acabam investindo em campanhas mal planejadas. Na maioria destes casos as possibilidades de ganhos são reduzidas consideravelmente. 

Um bom posicionamento no mercado depende também de como é trabalhada a imagem da marca. Antes de darmos prosseguimento na importância do assunto, vamos entender melhor o que é este planejamento de marketing.

Homem de costas analisando seu planejamento de marketing no mural.

Fonte: Pexels

O que é o plano de marketing?

Basicamente, é uma atividade na qual a empresa identifica e organiza estratégias que permitam alcançar um determinado objetivo. 

No plano de marketing cada ação a ser tomada estará detalhada. Além disso, registram-se fatores como a identidade da marca.

Este planejamento pode ser aplicado à empresa como um todo, ou destinar-se às campanhas de produtos e/ou serviços. 

Para quem busca atingir resultados, ele é indispensável, já que unifica os esforços para divulgação e crescimento do negócio.

Listamos o que ocorre quando o planejamento de marketing é realizado adequadamente, confira a seguir.

Melhor percepção da concorrência e do próprio negócio

Para realizar um plano de marketing é preciso analisar o mercado onde a empresa se encontra. Uma análise detalhada da concorrência dá ao negócio uma visão mais precisa do mercado, podendo relevar ameaças e oportunidades do negócio.

Além disso, ajuda a conhecer melhor o público, mercado e o próprio empreendimento. Assim, suas ações, além de precisas, tratam de objetivos possíveis de serem alcançados

Já na análise interna, o exame minucioso da empresa revela pontos fortes e fracos. Portanto, aqueles que devem ser reforçados e corrigidos, respectivamente. 

Ao identificar estes fatores, a empresa tem indicação de onde melhorar suas práticas. De tal modo que as alterações estejam sempre alinhadas aos objetivos do plano de marketing.

Orienta a tomada de decisões

O filósofo romano Sêneca disse uma vez que “quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável”. Saiba que o planejamento de marketing é a carta de navegação que servirá para orientar a sua empresa.

É por isto que muitas decisões importantes e estratégicas serão tomadas com base neste plano. Em geral são as ações necessárias para alcançar os objetivos delimitados para um determinado período. Com este direcionamento, a chance de alcançar resultados relevantes aumenta.

A empresa conhece melhor o público-alvo

Para iniciar o planejamento de forma adequada é necessário conhecer seu público-alvo. 

É por isto que um dos benefícios que um bom planejamento de marketing pode trazer para o seu negócio é o conhecimento a respeito dos clientes. É a partir deste entendimento que a organização desenvolverá ações que falem melhor às demandas da audiência.

Dessa forma, definir uma persona – cliente ideal – que será atendido pelo seu negócio é um conhecimento que oferece insights valiosos para todo gestor. 

Ao definir quem é este personagem, a empresa passa a entender melhor as necessidades do cliente. 

Assim, as suas ações se adequam de forma mais assertiva ao público. Um esforço que melhora atração, conversão e uma posterior fidelização.

Um bom planejamento de marketing é estruturado pensando no seu público, não se esqueça! Se as campanhas são precisas e eficazes os benefícios vêm em forma de conversão e fidelização.

A empresa ganha autoridade no mercado

Quando uma organização sabe o que faz e se posiciona com assertividade na comunicação com o público-alvo, ela ganha autoridade. Isto significa que o negócio torna-se referência para o consumidor, veículos de comunicação e até mesmo para os concorrentes.

Trabalhos bem organizados e análise de resultados

A importância do planejamento de marketing para as empresas também reside na forma como ele ajuda a organizar o trabalho e torna mais fácil o acompanhamento e a análise de resultados.

Afinal, é feita uma definição clara de metas, etapas, prazos e ações a seguir. Por isso, as informações organizadas desta forma são mais facilmente absorvidas pelas equipes. 

Outro benefício está na definição de métricas de desempenho, pois é a ferramenta que apontará erros e acertos das suas estratégias. Algo fundamental para estabelecer ações corretivas e investir no que está dando certo.

Para saber mais, siga-nos nas redes sociais para receber as próximas postagens e contacte a ESPM Jr através deste link: http://espmjr.com/. Há 20 anos ajudamos no desenvolvimento de empresas.

ESPM Jr – A solução para o sucesso do seu negócio

Entre em contato com a maior empresa júnior com foco em marketing do Rio de Janeiro e agende um diagnóstico gratuito para que nós possamos te ajudar a colocar o seu plano em prática. E boa sorte nessa jornada! Clique aqui.

Artigo escrito por:

Gostou desse artigo? Compartilhe.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on email
Email
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on telegram
Telegram

Artigos relacionados

DIAGNÓSTICO GRATUITO

Solicite GRATUITAMENTE um diagnóstico para sua empresa.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Acesse nossa Política de Privacidade.