Skip links

Planejamento Estratégico: 5 passos para implementar

O planejamento estratégico visa identificar as expectativas do negócio para o futuro. Ademais, é um documento essencial para visualizar os objetivos do empreendimento, a fim de criar estratégias para alcançá-los.

Planejamento Estratégico

Ter uma visão de futuro é essencial para o crescimento exponencial do negócio, além do mais é fundamental para o comprometimento e foco dos seus funcionários. Trabalhar com um propósito, acarreta melhores resultados e um time mais engajado, resultando na melhora da sua cultura organizacional.

Veja a seguir como montar o seu plano estratégico em 5 passos:

1. Missão, visão e valores estruturam o planejamento estratégico

Reúna a diretoria, sócios ou conselho para conseguirem definir a Missão, Visão e Valores da organização. É essencial a criação desses três pontos para garantir o “norte” a ser seguido nos objetivos. Afinal, eles transmitem a identidade organizacional do negócio.

Missão: é o motivo da empresa existir e seu compromisso como empresa. Perguntas que ajudam a definir sua missão: Por que a empresa existe? O que a empresa faz? Para quem? Como o seu produto vai melhorar a vida do seu cliente?

Visão: aonde deseja que sua empresa chegue em alguns anos. Ela precisa estabelecer a perspectiva a longo prazo. A fim de estruturar a visão responda essas perguntas: Onde queremos chegar? O que a empresa quer se tornar? O que a empresa será? 

Valores: são características que definem os princípios da empresa. São pontos super importantes para gerar identificação com o consumidor. Alguns exemplos de valores: Protagonismo, Ética e transparência, Comprometimento, Foco no cliente, etc.

2. Defina os objetivos estratégicos

Através da visão, é necessário construir os seus objetivos estratégicos. Desta forma, eles são a definição dos resultados que a sua empresa deseja alcançar em um período. Além disso, é essencial que utilizem dados quantitativos para traçar os objetivos, para garantir a mensuração através de indicadores.

Planejamento Estratégico

Inegavelmente com essa estratégia será possível analisar os resultados da empresa e entender os acertos/falhas, a fim de alavancar os resultados do seu negócio cada vez mais. Portanto, utilize um verbo junto a um dado quantitativo, pois mensuram resultados práticos e fáceis de quantificar, para traçar os objetivos.

Alguns exemplos de objetivos estratégicos:

  • Aumentar a fidelização em 30%;
  • Alavancar o número de clientes mensais 15%;
  • Aumentar a satisfação dos funcionários em 30%

3. Defina os objetivos táticos

Os objetivos táticos são a definição dos resultados esperados para cada departamento da empresa, como áreas de produção, finanças, marketing e de recursos humanos da organização. De antemão, é essencial que ao estipular esses objetivos, o gestor garanta que o time esteja alinhado às metas e alcancem os resultados. 

Desta forma, os objetivos táticos devem ser criados a fim dos objetivos estratégicos serem alcançados.

Alguns exemplos dos objetivos táticos:

  • Garantir 2 reuniões mensais com o cliente durante o projeto;
  • Garantir 30 leads qualificados por mês;
  • Executar uma PCO mensalmente para os funcionários;

4. Defina os Objetivos Operacionais para o planejamento estratégico

É um planejamento elaborado para períodos mais curtos, de 3 a 6 meses, juntamente com definições de métodos, processos e sistemas, a fim da empresa conseguir atingir as suas metas. Aliás, o plano relata as pessoas que participaram das tarefas, atividades, funções e a área financeira da empresa, a fim de estipular o valor do budget (valor do investimento).

Planejamento Estratégico

A princípio relatamos sobre os objetivos táticos, com ele conseguimos os planos de ações e cronogramas das estratégias. Sugerimos que utilize a ferramenta 5W2H (específica para montar planos de ação), baixe aqui uma planilha responsiva da estratégia.

Alguns exemplos dos objetivos operacionais:

  • Implementar um sistema de avaliação de atendimento;
  • Garantir anúncios semanais segmentados para as personas;
  • Executar uma PCO mensalmente para os funcionários.

Com a implementação dessas ações, a sua empresa estará alinhada com os objetivos e realizando estratégias específicas para atingi-los. Contudo, para potencializar ainda mais o seu negócio, entre em contato com a ESPM Jr. para traçarmos a melhor e individualizada estratégia para a sua marca. 

Fale com a gente!

Preencha o Formulário e nossa equipe comercial entra em contato com você! A Espm Jr ajuda o seu negócio a ficar conectado e sempre faturando mais.

Somos a mais conceituada empresa júnior com foco em marketing do Rio de Janeiro.