Skip links

Podcasts: A sua empresa já investe nessa tendência?

Os podcasts se tornaram um fenômeno em todo o mundo desde 2019, sobretudo durante a pandemia do coronavírus. Diante disso, saber os benefícios de ouvir e participar de um podcast, além de entender essa tendência é fundamental para a sua marca. Vem conferir!

O que são podcasts, a nova tendência?

São os mais atuais veículos de informação. De modo geral, são gravações de conversas em formato de áudio e disponibilizadas nas plataformas de stream. Os assuntos e os criadores desses podcasts variam muito. Desde digitais influencers até advogados ou médicos, os podcasts já fazem parte de quem usa a mídia digital.

Podcast na prática
Fonte: Kinsta

Nesse sentido, as plataformas mais utilizadas para lançar podcasts são: Spotify, Apple Music, Amazon, Deezer e Youtube. No youtube, muita das vezes os criadores de conteúdo optam por investirem nos “videocasts”, que nada mais são do que a união dos podcasts com o vídeo do momento da gravação – geralmente são feitos ao vivo.

Ademais, vale ressaltar os diversos temas de podcasts que existem hoje. Alguns deles são: música, tecnologia, política, moda, vida de artistas, cultura pop, gastronomia e muitos outros!

Mas quais são as suas vantagens?

Os podcasts possuem vantagens tanto para quem escuta, quanto para quem produz. Ademais, todas essas vantagens justificam o porquê de serem uma nova tendência no marketing digital.

Para os ouvintes:

  • Possibilidade de ouvir onde e quando quiser;
  • Fonte de conhecimento com um formato mais descontraído;
  • Em sua maioria, são gratuitos;
  • São uma forma de entretenimento individual e em grupo;
  • Muitos estão disponíveis on e offline.

Para quem produz:

  • Custos mínimos inicialmente;
  • Mais um formado de se inserir no meio digital;
  • Fonte de conteúdo para seu público;
  • Possibilidade de gravar sem se preocupar com roupas e/ou maquiagem;
  • São uma forma de humanizar a marca, sendo mais uma fonte de engajamento.

Vale a pena investir em podcasts?

O sucesso desse modelo de conteúdo é tão grande que hoje existem mais de 700.000 podcasts ativos só nos EUA.

Segundo o Podcast Insights, quase 80% dos usuários terminam de ouvir o podcast que escolheram. Ou seja, a taxa de retenção é extremamente alta. Esse cenário mostra que investir nos podcasts significa uma ótima oportunidade do público saber o que você e a sua marca tem para informar – e vender.

Podcast – o viral que vale a pena investir
Fonte: AERP

Mas e em relação aos gastos com anúncios para eles? A previsão é de que ultrapasse 22 bilhões em 2022! E claro, todo esse dinheiro é investido porque tem retorno. Assim, mais uma vez provando mais uma vez que investir ao menos na participação de um podcast mais conceituado faz total diferença.

E você, já pensou em investir nos podcasts como mais uma estratégia para o seu negócio? Não perca tempo, se você quer saber mais sobre como aplicar o marketing e alavancar o seu negócio, entre em contato conosco! Somos a ESPM Jr., a mais conceituada empresa júnior de marketing do Rio de Janeiro.