Skip links

Por que o seu Marketing de Conteúdo não funciona?

Ser produtor de conteúdo é um desafio. Você vive lançando diversas publicações e materiais, mas não consegue obter resultados efetivos na sua estratégia? De alguma forma, seu Marketing de Conteúdo não está sendo feito da maneira correta. 

No presente artigo, é possível ver e entender que, para uma estratégia de Marketing de Conteúdo ser eficiente, não basta escrever alguns textos e postar no seu blog ou redes sociais. Existe um processo mais profundo que isso, antes, durante e depois das publicações para ver de fato o resultado acontecer.

Quer saber mais? Continue lendo e veja quais os erros mais comuns na estratégia de Marketing de Conteúdo e algumas formas de melhorar a sua performance. 

Por que o Marketing de Conteúdo é importante? 

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que foca no desenvolvimento de conteúdos – propriamente dito -, com intenção de interagir com o público, promover maior notoriedade de mercado da sua empresa e gerar oportunidades para o seu negócio. 

Muito utilizada no Inbound Marketing, essa estratégia funciona como propulsor ao longo do funil de vendas. O conteúdo busca impulsionar consumidores a atingir a cada etapa do funil, até a compra do seu produto/serviço. 

O tipo de conteúdo produzido pode ir desde e-books, artigos e posts escritos, até  podcasts, webinars e vídeos. Não se prende apenas a um modelo específico de produção, podendo ir da escrita ao audiovisual. 

Marketing de Conteúdo
Fonte: Ecommerce na prática

Por que o meu Marketing de Conteúdo não funciona? 

Assim como tudo aquilo que envolve negócios, o Marketing de Conteúdo possui diversas variáveis. Por isso, analisar a estrutura do seu negócio é muito importante antes de começar a implementar essa estratégia.

Confira abaixo alguns dos principais motivos que podem estar acontecendo na sua empresa:

1. Sem foco na estratégia

Como dito acima, analisar a estrutura do seu negócio é indispensável antes de começar a pôr em prática o Marketing de Conteúdo. Apenas publicar seus conteúdos não traz resultados. É preciso entender o “porquê” de cada conteúdo e como ele pode contribuir para os objetivos do seu negócio. 

Analise, pense, estruture e publique!

2. Falta de periodicidade

Complementando o item de cima, a inconsistência é o pior erro. A empresa que se propõe a realizar o Marketing de Conteúdo e acaba postando uma vez ou outra, sem periodicidade, acaba se auto sabotando. 

Deixar a produção de conteúdos em segundo plano, faz com o que o engajamento de audiência desejado seja inconstante e cada vez mais fraco.

3. Conteúdo sem valor

É bem provável que seu Marketing de Conteúdo não funcione por conta da entrega de valor.  Um dos erros mais comuns, é produzir conteúdos que não estejam condizentes com a sua proposta. 

Veja se o que você produz está alinhado com os interesses da sua persona, se estão tratando do assunto de forma superficial, se existem erros de gramática, ou se são basicamente uma cópia de outros textos encontrados na internet. 

4. Pouca divulgação

Apenas postar os seus conteúdos pode não ser eficaz. Confiar no SEO e deixar fluir, pode não ser o melhor caminho. 

Sempre que fizer uma postagem, divulgue. Compartilhe em suas redes sociais, com amigos, família, promova em anúncios pagos se for viável. Mas o mais importante é comunicar o lançamento daquele conteúdo. 

5. Forte concorrência

Caso você não apresente nenhum dos problemas citados anteriormente, é bem provável que a causa do baixo desempenho de sua estratégia esteja no mercado. Pode ser que marcas muito desenvolvidas no seu nicho, estejam aprimorando essa estratégia a muito mais tempo.

Mas não se preocupe, você pode estudar eles, entender o que estão fazendo e assim pensar em formas de melhorar também. Fique de olho e realize Benchmarking de vez em quando. 

Como posso melhorar o meu Marketing de conteúdo?

Agora que vimos alguns dos principais motivos que podem estar dificultando o seu desenvolvimento de Marketing de Conteúdo, vamos entender como melhorar essa estratégia. 

1. Defina sua persona

Construir uma persona, é o principal pilar para qualquer estratégia de marketing. Conhecer o público no qual você está lidando, é essencial para ajudar na criação de conteúdos. Entenda os principais interesses e dores dessas pessoas, e mostre como o seu produto/serviço pode ser a solução. 

A ESPM Jr. tem um e-book que vai te ajudar a entender a influência da persona no seu negócio e a como construí-la passo a passo. Clique aqui

2. Planeje 

Etapa inicial em qualquer processo. Ter um planejamento ajuda na definição dos objetivos, metas, indicadores, prazos, etapas e responsáveis por cada tarefa. É aqui que são definidos também canais de comunicação,  as personas, a linguagem e principais estratégias de conteúdo. 

Elabore uma tabela com cada ação, organize e pense em cada etapa. Não construa conteúdos apenas por construir. 

3. Promova interação

Em cada conteúdo que você posta, tente ao máximo fazer com o que seus potenciais clientes interajam com a sua marca. Insira CTA ‘s, faça link com outros conteúdos que você já tenha produzido e promova suas redes sociais.

Promova uma experiência completa ao usuário, transforme visitas em oportunidades!

Marketing de Conteúdo
Fonte: Ponte do Marketing

Se você  ainda não está entendendo o porquê dos seus conteúdos não estarem trazendo o resultado esperado, é interessante consultar empresas que promovam o melhor desempenho e análise para o seu negócio. 

A ESPM Jr. oferece planos de consultoria de Marketing, desenvolvidos especialmente para o seu negócio. Entendendo suas dores, forças e  traçando melhorias. 

 Entre em contato com a nossa equipe!