Skip links

Portfólio de produtos: Como saber em quais produtos investir

Analisar o portfólio de produtos da sua empresa é fundamental para evitar que produtos e/ou serviços parem de ser vendidos, ou passem a ser vendidos em uma escala exorbitante, sem preparo. Nesse artigo, você irá conferir métodos que ajudam a sua empresa a entender mais sobre o próprio portfólio!

O que é um portfólio de produtos e serviços?

O portfólio de uma empresa é uma amostra de tudo aquilo que ela possui. Nele, produtos e serviços prestados serão expostos para que os consumidores e possíveis clientes possam conhecer amplamente aquela empresa.

Eles possuem os diferenciais desses serviços e produtos. Ademais, como tudo que determinada empresa faz está ali, é importante que esteja sempre atualizado e com uma boa visualização.

Utilize a Matriz BCG no seu portfólio de produtos

A matriz BCG classifica os produtos e serviços da sua empresa de acordo com a participação deles no mercado. Também conhecida como “Matriz de Participação no Crescimento”, ela vai ajudar a sua empresa a tomar decisões sobre investimentos que serão feitos.

Nesse sentido, ela possui 4 quadrantes que classificam os produtos. Além disso, ela é dividida por 2 eixos: cota de participação de mercado e taxa de crescimento do mercado, como notado abaixo:

Matriz BCG – portfólio empresarial
Fonte: Blog da Soften

Existem cálculos que vão informar o tamanho do seu produto e em qual quadrante ele está. A partir disso, vale ressaltar que:

  • Interrogação / criança: baixa participação de mercado e alta taxa de crescimento (incerteza).
  • Estrela: alta participação de mercado e alta taxa de crescimento (alta concorrência).
  • Vaca leitura: alta participação de mercado, mas baixa taxa de crescimento (mais rentável).
  • Abacaxi / Cachorro: baixa participação de mercado e baixa taxa de crescimento (menos lucrativo ou até lucrativo)

Ou seja, os produtos “estrela” estão no auge. Os “interrogação”, com investimento, podem crescer, mas não há certezas. Já os produtos que são vacas leiteiras, podem estar próximos do declínio (abacaxi) no seu ciclo de vida.

O investimento é certo?

Nem sempre! Vale ressaltar que todo tipo de estudo não possui 100% de confiabilidade. Por isso, o estudo do microambiente é fundamental para entender o(s) mercado(s) que a sua empresa atua. Ele tem a função de avaliar ameaças e oportunidades, norteando melhor a empresa na hora de fazer escolhas.

Micro e macroambiente
Fonte: Massweb

Além disso, avaliar o macroambiente também é de extrema importância para saber investir nos seus produtos. Muitas vezes, a inflação, ou uma época sazonal, influencia no consumo da sociedade, então é necessário entendê-lo frequentemente.

A ESPM Jr. é a mais conceituada empresa júnior de marketing do Rio de Janeiro, podemos ajudá-lo a fazer todo esse estudo. Entre em contato conosco e saiba mais!