Skip links

Post no Instagram: 10 ideias que bombam qualquer nicho

Post no Instagram: para aqueles que estão sempre criando conteúdos para suas redes sociais, ter novas ideias toda hora pode se tornar um grande desafio!

Atualmente, o Instagram é a 3ª rede social mais utilizada entre os brasileiros, acumulando mais de 120 milhões de usuários ativos. Sendo assim, criar uma forte presença dentro desta plataforma é essencial para o sucesso de qualquer perfil da rede. 

página inicial Instagram
Página Inicial Instagram
Fonte: Gizmodo Brasil

Reunimos, como resultado, 20 ideias de posts do Instagram que irão ajudar na comunicação com seu público e fazer sua página crescer cada vez mais!

O que devo postar no Instagram?

1) Conte sua história

… e adicione nos destaques!

Em primeiro lugar, nossa primeira dica para aqueles que não sabem o que postar no instagram, é investir em conteúdos que humanizam sua empresa ou perfil.

Ao mesmo tempo que informam sobre o que podem esperar deste produto/serviço, estes conteúdos são muito importantes para nutrir o seu relacionamento com o cliente/seguidor. 

Ainda mais, junto a isso, adicione ou crie um destaque dedicado a este tipo de conteúdo! Dessa forma, novos clientes também terão a chance de se conectar com a sua história! 

Veja só o exemplo da ESPM Jr.:

Perfil Instagram @espmjr
Home page do perfil da ESPM Jr
Fonte: Instagram @espmjr

Os destaques no seu perfil trazem mais facilidade de visualização aos conteúdos considerados “importantes”, tornando-os mais acessíveis ao ficarem logo abaixo da sua bio por longos períodos de tempo.

2) Faça entrevistas em datas comemorativas 

… e poste no IGTV!

A princípio, existem vários possíveis conteúdos a serem postados em datas comemorativas. Entre esses, estão imagens, gifs, citações…

Porém, uma das formas mais criativas visando atrair públicos para o seu perfil e ao mesmo tempo dar destaque para a data, é realizar entrevistas ressaltando as pessoas sendo celebradas naquele dia.

Para o dia das mulheres, que tal entrevistar algumas mulheres da sua vida que te inspiram e compartilhar suas histórias em seu perfil? 

E no dias dos namorados não seria divertido fazer perguntas sobre o relacionamento de pessoas próximas e ver como as respostas se divergem?

Existem várias maneiras de aplicar esta dica na prática! Mas o mais importante é gerar conteúdo que as pessoas engajem e criar oportunidade para que mais pessoas entrem na sua página!

Logo, se possível, o ideal é conseguir inserir sua marca, produto ou serviço no vídeo.

Um exemplo bem executado desta dica foram os vídeos da GUYA store, loja de jóias e bijuterias nos dias dos namorados. Durante as entrevistas, suas convidadas usavam alguns colares da marca enquanto respondiam as perguntas!

Entrevista dia dos namorados no Instagram
Entrevista dia dos namorados
Instagram do perfil @guyastore 

Além disso, o lugar ideal para postar as entrevistas é no IGTV! Esta plataforma do Instagram sustenta vídeos de longa duração, podendo chegar até 10 minutos!

3) Indique outros perfis no Instagram

…e os marque! 

Recomendar páginas de outras empresas e influenciadores pode ser muito benéfico para o seu Instagram! 

Simultaneamente, além de gerar um bom engajamento, este conteúdo também ajuda a crescer o seu número de seguidores. A menção de outro perfil em sua postagem, pode levar o mesmo a respostar tal em sua própria rede! Fazendo, então, com que o seu perfil, assim como a página marcada, ganhe mais seguidores de forma orgânica. 

A parceria também pode ser combinada entre os perfis para que ambos se beneficiem com o conteúdo! Porém, se não tiver acertado com o outro perfil antes, não esqueça de marcá-los!

4) Compartilhe gráficos e números

…e ganhe mais credibilidade!

Infográficos são ótimas ferramentas para prender a atenção do público.

Sendo de sua própria autoria ou encontrado em alguma revista ou jornal, compartilhar gráficos com dados sobre sua área de atuação, traz mais credibilidade para o seu conteúdo!

Isto fica evidente quando empresas passaram a relatar que seu tráfego havia aumentado em 400% ao adotar mais infográficos em suas postagens!

Entre os assuntos que podem ser abordados, o crescimento e as tendências de determinado setor mostram-se muito eficazes!

Uma página que utiliza infográficos de maneira efetiva é a do Instagram da @liviagopadilha 

post de infográfico no Instagram
Postagem de Infográfico de Emissões: Diretas vs Ciclo de vida
Fonte: Instagram da @liviagopadilha 

5) Adote causas sociais

…e faça a diferença fora do Instagram!

O comprometimento de pessoas e empresas com causas que afetam a sociedade, está se tornando cada vez mais necessário para crescer no Instagram!

Ao aplicar esta dica, você está mostrando que seu objetivo é maior do que apenas lucrar, mas também fazer parte da mudança em nossa sociedade.

Exemplos do que fazer para apoiar:

  • Inserir o link de baixos assinados na sua bio ou legenda;
  • Inserir o link para doação de ‘vaquinhas’ na sua bio ou legenda;
  • Repostar conteúdos de perfis ativos na causa (ONGs, ativistas…);
  • Incentivar o público a participar de ações e também compartilhar o conteúdo.

Possíveis causas:

  • Doação de sangue;
  • Adoção de animais;
  • LGBTQ+;
  • Luta contra o racismo;
  • Apoio a mulheres vítimas de violência.

Antes de apoiar determinada causa e compartilhar com seus seguidores, não esqueça de verificar sua legitimidade!

6) Pergunte a opinião de seus seguidores

…utilizando a ferramenta do ‘Pool’ do Instagram!

Uma das ferramentas dentro dos stories, é o sticker interativo ‘Pool’. Com este, é possível saber a opinião dos seus seguidores através de uma votação

Os usuários do Instagram mostram muito engajamento quando são instigadas a interagir de alguma forma a participar daquele conteúdo. 

Além disso, com este recurso você se aproxima do cliente de forma natural, mostrando para ele que tem voz em sua plataforma. 

Por exemplo, como fez a marca de biquínis @borana nos seus stories:

storie de loja de biquini no Instagram
Stories com a ferramenta ‘Pool’
Fonte: Instagram @borana  

7) Apresente o seu time

…e fixe o post no feed do Instagram!

Pode ser muito benéfico mostrar quem está por trás daquele conteúdo, produto ou serviço. 

Qual funcionário trabalha em qual área ou fotos de sua equipe em eventos e treinamentos. Este tipo de postagem consegue passar para seus seguidores, um espírito de união e positividade no seu time. 

Sendo assim, este conteúdo deve estar em um lugar de fácil acesso em seu perfil. Podendo ser incluído entre os destaques ou fixado no topo de seu feed.

Esta nova ferramenta do Instagram permite que você escolha quais três de suas publicações merecem mais destaque e selecionar esta para ficar em posição privilegiada em seu perfil.

Home page do Instagram da ESPM Jr
Fonte: Instagram @espmjr

8) Comunique suas conquistas

…e agradeça os envolvidos!

Recebeu algum prêmio de destaque? Alcançou alguma marca importante para empresa? Finalmente tem um espaço de trabalho para chamar de seu? 

Todas essas conquistas e aquisições são conteúdos dignos de post comemorativo! 

É necessário incluir nestes, agradecimentos especiais para todos os que apoiaram até aqui. Como seus clientes, seguidores, equipe e parceiros.

Este tipo de conteúdo gera um sentimento de pertencimento por parte de seus seguidores e os torna ainda mais engajados em seu perfil!

9) Posts de outras redes sociais

… e resposte no Instagram!

Geralmente, quem produz conteúdo para o Instagram, também está produzindo para as redes sociais vizinhas!

Sendo assim, uma dica é reaproveitar as publicações feitas em outras plataformas. Isto é possível através da ferramenta de link nos stories, no qual o usuário pode clicar/arrastar pra cima e ter acesso ao conteúdo.

Apesar de tirar o usuário da plataforma do Instagram, este tipo de post pode ser benéfico para aumentar o conhecimento da marca em outras redes!

Um exemplo desta dica também está no perfil da @espmjr, onde conectam os post do seus linkedin nos stories do instagram

Stories sobre o novo lançamento da Coca Cola
Fonte: Instagram @espmjr

10) Faça perguntas para seus seguidores do Instagram

…e reaja às suas respostas!

Como já explicado antes, as pessoas amam interagir com os conteúdos que consomem. 

Diante disto, outra forma de gerar engajamento para é bolar perguntas para que seus seguidores respondam, de forma escrita, suas opiniões e pensamentos. 

Ao invés de apenas disponibilizar duas opções e saber a qual porcentagem do ‘Pool’ é maior, esta dica utiliza a caixa de perguntas dos stories, e permite que você visualize as respostas individualmente. 

Além disso, você pode responder às próprias respostas dos seguidores. Tanto no chat privado, quanto nos seus stories!

Quer saber quais outras estratégias para as redes sociais são ideias para o seu negócio? Entre em contato conosco! Somos a ESPM Jr., a mais conceituada empresa júnior de marketing do Rio de Janeiro.