Skip links

Quais métricas escolher para seu marketing digital?

O marketing digital é um setor cada vez mais necessário entre as empresas, e foi ainda mais reforçado pela pandemia. Estar presente no meio online é fundamental para qualquer negócio de sucesso, contudo muitos gestores não sabem como medir seus resultados.

Métricas de vendas - Como crescer muito rápido | Bleez E-commerce
Fonte: Bleez E-commerce

Métricas são indicadores de resultados para ações feitas nos diferentes canais de marketing. Têm o objetivo de acompanhar os resultados das estratégias realizadas. As métricas de marketing digital são essenciais para mostrar as estratégias eficazes ou se é necessário corrigir alguns erros.

Nesse sentido, é fundamental usar as métricas corretas e relevantes para medir os resultados. Logo, acompanhe as mais importantes para implementar no seu marketing digital.

1. Custo de aquisição por cliente (CAC)

É importante saber quanto custa para o seu negócio para conseguir um cliente. Logo, para isso, existe o CAC. Essa métrica vai medir quanto custa para a sua empresa conquistar um novo consumidor.

Nesse sentido, para você conseguir calcular o custo de aquisição por cliente, você deve somar os investimentos -despesas da empresa e investimentos feitos – e dividir pelo número de clientes adquiridos .

2. Retorno sobre o investimento (ROI)

O ROI é uma das métricas mais importantes para qualquer negócio. Assim, você conseguirá mensurar o lucro feito pela empresa. Quase toda ação feita é necessário um investimento, logo é importante saber quanto foi o retorno desse investimento.

Para calcular o retorno sobre o investimento, é necessário subtrair a receita gerada pelo custo, dividido pelo custo e multiplicar por 100 (para ter o número em porcentagem).

3. Taxa de conversão

A conversão é o momento onde um usuário se torna um potencial cliente ou lead. Para que isso ocorrer, o visitante deve realizar uma ação que faça ele ser considerado convertido, normalmente a conversão ocorre quando o usuário fornece os seus dados em troca de uma “recompensa”, como assinatura de uma newsletter, baixar um ebook, entre outros.

Logo, a taxa de conversão pode ter muitos formatos, dependendo do critério de conversão escolhido. 

É importante mapear os leads para metrificar quantos potenciais clientes se tornam clientes, e caso não se tornem, fica mais fácil localizar o motivo. Um baixo número de leads pode ser consequência de poucos critérios de conversão ou uma comunicação falha.

O cálculo da taxa de conversão é variável, logo não existe uma fórmula única, contudo segue a lógica do número de visitante/número de leads.

4. Custo por Lead (CPL)

O lead é usado para descrever um indivíduo que tem interesse nos produtos ou serviços de uma empresa, e está no processo de se tornar um cliente. Nesse sentido, é essencial medir o quanto de investimento é necessário para promover uma campanha, a fim de conquistar potenciais leads.

Para calcular o CPL,  é necessário dividir o investimento total da campanha pelo número de leads gerados.

5. Ticket médio

O ticket médio calcula o quanto os clientes gastam nos produtos/serviços da sua empresa. Podemos dizer que ele é um dos melhores indicadores para medir o desempenho de um negócio. Ademais, demonstra a relação do cliente com a marca e o seu nível de satisfação.

Para calcular o ticket médio é necessário dividir a receita do mês pelo número de clientes daquele período.

Não sabe como colocar as métricas em prática? A ESPM Jr ajuda! No nosso plano de marketing digital, utilizamos diversas estratégias para alavancar o seu negócio no meio online. Dessa forma, estudamos as melhores oportunidades para você implementar na sua empresa, assim conquistando o seu lugar no empreendedorismo.