Quais os passos essenciais e como elaborar um plano de marketing eficiente?

Trabalhar bem o marketing de uma empresa é fundamental para obter sucesso dentro de um mercado cada vez mais concorrido e acirrado. Para isso, fazer um plano de marketing eficiente é requisito mínimo, e garantirá muito mais competitividade à sua empresa.

Neste texto, apresentaremos quais são os passos essenciais e como elaborar um plano de marketing eficiente para o seu negócio. Confira!

Analise o ambiente empresarial da sua empresa

Antes de colocar as ideias no papel e partir para a ação, é preciso fazer algumas análises em relação ao seu mercado e em relação a como a sua empresa se posiciona dentro da realidade do seu setor. É preciso enxergar o que se faz de marketing em empresas do ramo e buscar insights dentro do acervo de conhecimentos em mercado e consumo.

Faça uma análise SWOT

Além de analisar o ambiente empresarial, vale a pena também fazer uma análise SWOT (ou FOFA, em português). Esta análise deve compreender aspectos externos à empresa (oportunidades e ameaças), bem como aspectos internos ao empreendimento (forças e fraquezas). Esta análise dá um bom panorama do contexto em que o seu empreendimento está inserido.

Fonte: RockContent 

Defina o seu público-alvo e descubra quem são seus clientes

Outra parte fundamental do planejamento de marketing são as avaliações sobre o mercado consumidor. Nesta etapa, é importante aferir qual é o perfil dos consumidores da sua empresa e, a partir disso, estabelecer um público-alvo para as campanhas. Este público pode ser o que o seu empreendimento já conquistou (a fim de ampliá-lo), ou você pode mirar novos mercados.

Um instrumento bem poderoso para pensar o público-alvo é a elaboração de personas para a sua empresa. Uma persona é um cliente ideal semifictício, em que se estabelecem características financeiras, socioeconômicas, predileções pessoais e aspectos físicos para descobrir de que maneira atacar suas demandas e necessidades com os produtos e serviços do seu negócio.

Fonte: FreshMedia.

Sondar a concorrência

Não se pode descuidar do que os seus concorrentes diretos estão fazendo no quesito marketing. Das ações deles podem sair ótimos insights para se inspirar, ou maus exemplos do que não fazer em sua empresa em hipótese alguma.

Para isso, é preciso rondar os espaços de divulgação de marketing das empresas, principalmente as redes sociais, os sites, blogs, e demais campanhas de marketing online e off-line empreendidos pelas empresas que dividem o mesmo mercado com a sua.

Definir ações e estratégia

Depois de refletir sobre o contexto de sua empresa e sobre as ações dos concorrentes, é a hora de colocar as ideias na prancheta. Por isso, estabeleça as ações a serem tomadas e a estratégia na qual cada uma das campanhas irá se basear. Defina a plataforma, a ideia de cada ação, os objetivos e metas, os obstáculos, a metodologia de avaliação e monitoramento, os custos para investimento e expectativas de retorno financeiro ou de melhora de reputação, entre outros.

Fonte: Strategy+Business.

Defina um estrito cronograma

O cronograma é fundamental para um bem sucedido plano de marketing. Defina prazos para cada ação, sua avaliação de resultados, os limites de data para ajuste e renovação de estratégias, bem como uma nova data para se reunir e discutir o planejamento do próximo período. Seja detalhista e respeite o cronograma. Assim, o plano de marketing tem mais chances de ter sucesso.

Entre em contato com a maior empresa júnior com foco em marketing do Rio de Janeiro e agende um diagnóstico gratuito para que nós possamos te ajudar a colocar o seu plano em prática. E boa sorte nessa jornada! Clique aqui.

Artigo escrito por:

Gostou desse artigo? Compartilhe.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on email
Email
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on telegram
Telegram

Artigos relacionados

DIAGNÓSTICO GRATUITO

Solicite GRATUITAMENTE um diagnóstico para sua empresa.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Acesse nossa Política de Privacidade.