Quero abrir um negócio e não sei por onde começar

Abrir um negócio: se você quer abrir um negócio e não sabe por onde começar, leia esse artigo que lista 5 passos a serem dados nessa jornada empreendedora.

Nós sabemos que empreender é um desejo de muitos, mas nem sempre é tão simples fazê-lo. Então se você sempre teve vontade de abrir um negócio ou até mesmo se essa é uma ideia recente, é imprescindível que você saiba os primeiros passos a serem dados nessa jornada:

Ter paixão e habilidade no assunto

Primordialmente é indispensável que você empreenda em algo que você tenha paixão e também tenha habilidade. Dito isso, comece pensando qual assunto, produto ou serviço te interessa o suficiente para você fazer daquilo a sua rotina.

Abrir um negócio significa mergulhar em determinado universo; dedicar horas de estudo àquilo; entender todas as etapas do processo; gerir toda uma nova marca e trabalhar duro para recuperar o dinheiro investido inicialmente.


Se não houver paixão, dificilmente você conseguirá levar o seu projeto adiante e obterá resultados satisfatórios.


Ademais, além de paixão é importante que você tenha as competências para tudo que esse empreendimento demanda. Afinal, de nada adianta paixão se você não tiver know-how (conhecimento) para executar o planejado. Portanto, escolha abrir um negócio em algo que você tenha aptidão e, ainda assim, não deixe de estudar para garantir sempre maior expertise no que você estará oferecendo no seu novo negócio.

Tenha paixão e habilidade para abrir um negócio

Estipular um plano de negócios

Para abrir um negócio também é preciso ter o chamado plano de negócio, ou seja, um documento onde você traça os objetivos que pretende alcançar e quais caminhos percorrer para atingi-los. Desta forma, você irá clarificar a estruturação do projeto.

Por trás de todo o empreendimento existe toda uma análise, diagnósticos e estratégias garantindo o funcionamento e o sucesso da empresa.

Portanto, sugerimos essa estruturação para todo o entendimento: sobre ações a serem tomadas, sobre consumidores, fornecedores, variáveis externas, sobre o seu próprio negócio assim como sobre o negócio da concorrência e  o mercado  que você estará inserido.

Entender se existe demanda

Além disso é indispensável que você entenda se existe demanda no mercado para o que você está querendo oferecer. A solução simples e eficaz para esse segundo ponto é realizar a chamada pesquisa de mercado.


A pesquisa de mercado é realizada por profissionais e consiste em mensurar e entender se existe demanda para o que você oferecerá no seu novo negócio. Ela indicará se as pessoas necessitam ou desejam o seu produto/serviço, se sim, qual seria o público-alvo ideal, qual idade, sexo, seus hábitos…

Posto isso, é preciso avaliar se a sua ideia é viável ou não, tanto em curto prazo quanto em longo prazo. Afinal, ninguém quer abrir um negócio, investir tempo, dinheiro e sonhos, em algo que não tenha futuro.

Entenda a demanda para abrir um negócio

Calcular o investimento

Nessa etapa é necessário pensar no investimento que será feito.

Sabemos que para começar a empreender gasta-se dinheiro, certo? E essa etapa de investimento é extremamente importante para definir o futuro do seu negócio.

É importante estipular quanto de dinheiro será investido, o pró-labore, o salário dos funcionários, o retorno que se pretende ter sobre o investimento (ROI), os impostos etc.

Portanto, cumpra essa etapa cuidadosamente. Faça um cálculo considerando todos os gastos para ter ciência de quanto você irá lucrar, quanto tempo isso irá levar (payback) entre outras métricas importantes para a saúde financeira do seu negócio.

Se preparar para desafios

Por fim, levantando um ponto menos técnico sobre abrir um negócio, mas tão importante quanto, nós sugerimos: se prepare para desafios

Abrir um negócio é um sonho grande e possível, mas nem sempre é fácil. No início existirão suas dificuldades, mas até mesmo quando o negócio estiver crescendo os problemas não irão parar de surgir.

Dito isso, esteja preparado para resolver problemas, para lidar com a concorrência, para correr riscos, lidar com imprevistos, tomar decisões difíceis, para lidar com pessoas – funcionários, clientes, parceiros, entre outros que estarão envolvidos em todo o processo – e esteja preparado até mesmo para reinventar o seu negócio caso seja necessário.

Um empreendedor, possivelmente, de sucesso, certamente tem um caminho de vitórias, mas também um caminho com obstáculos onde foi necessário agir com maturidade e resiliência para encará-los.

Aplicação

Em suma, esses são alguns dos inúmeros pontos que devem ser levados em consideração e estudados quando o assunto é se aventurar no mundo do empreendedorismo abrindo o seu próprio negócio.

Muitos dos passos mencionados no presente artigo dependem apenas de você e podem ser executados por você próprio, já outras etapas exigem tarefas mais técnicas (pesquisa de mercado, plano de negócio etc) que demandam maior conhecimento e experiência, para isso, aconselhamos que você procure profissionais da área.

Entre em contato com a maior empresa júnior com foco em marketing do Rio de Janeiro e agende um diagnóstico gratuito para que nós possamos te ajudar a colocar o seu plano em prática. E boa sorte nessa jornada!

Entre em contato com a maior empresa júnior com foco em marketing do Rio de Janeiro e agende um diagnóstico gratuito para que nós possamos te ajudar a colocar o seu plano em prática. E boa sorte nessa jornada! Clique aqui.

Artigo escrito por:

Gostou desse artigo? Compartilhe.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on email
Email
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on telegram
Telegram

Artigos relacionados

DIAGNÓSTICO GRATUITO

Solicite GRATUITAMENTE um diagnóstico para sua empresa.

O PODER DOS GATILHOS MENTAIS NAS VENDAS

Inscreva-se para baixar o nosso ebook!

GRÁTIS

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Acesse nossa Política de Privacidade.