Ramos de atividade: Qual é o melhor para investir e empreender?

Tem dúvidas na hora de escolher em quais ramos de atividade investir e começar a empreender? 

Primeiro, é importante que você entenda bem do que se trata um ramos de atividade e depois escolha qual é o melhor para seu perfil, afinal sua empresa deve fazer sentido com seus ideais. O ramo de atividade nada mais é do que a área onde sua empresa atuará, por isso essa escolha influenciará diretamente em qual produto ou serviço você será comercializado. 

Ramos de atividade

Fonte: BBL Brasil

Agora que você entendeu bem esse conceito, vamos a outro fato importante: independente de qual segmento você decida investir, é preciso fazer uma escolha sábia, baseada em pesquisas de mercado e projeções futuras, afinal você não quer que seu empreendimento seja uma falha, certo?

Muitos consideram que a escolha do ramo de atividades seja a decisão estratégica mais importante de uma empresa, uma vez que esta baseará todo o futuro do seu negócio. Por isso, antes da definição do que se quer vender é preciso pensar em aspectos como: público-alvo, concorrência, tendências do mercado, conhecimento técnico, entender as legislações vigentes ao ramo, entre outros.

Como escolher os melhores ramos de atividade para investir?

Ramos de atividade

Fonte: Hubify

Primeiro pense em algo que você tenha bastante afinidade ou possua o conhecimento técnico necessário para entender o que você vai fazer e conseguir inovar, afinal – independente de sua escolha – a inovação é um fator decisivo para seu negócio. Mesmo que seja um segmento saturado, se você idealizar algo novo e que atraia seu público, sua empresa será sucedida. 

Depois, decida a magnitude da atividade: ela terá uma escala industrial ou comercial? Afinal sua decisão impactará diretamente na cadeia logística e também em quanto deverá ser investido, pois por exemplo para abrir uma fábrica será muito mais custoso do que uma loja de roupas ou alimentos. Por isso o cálculo do investimento é um fator importantíssimo, quanto você está disposto a investir?

E o meu Público-alvo? 

Ramos de atividade

Fonte: Hubify

Quem vai consumir seu produto ou serviço? Qual necessidade você busca criar ou atender para esse consumidor? Qual classe social? Todos esses questionamentos são essenciais, afinal sua marca, comunicação e empresa estarão voltadas ao seu público-alvo. Ele precisa se identificar com seu negócio.

E o futuro? Já pensou?

Nessa etapa considere tendências de mercado, principalmente fatores externos como possíveis oportunidades e ameaças, sobretudo econômicas. 

Sua ideia tem condições de existir e continuar movimentando clientes por mais de 5 anos? Como estará seu negócio? É possível que algo surja e acabe com seu produto ou serviço? A demanda do seu consumidor é contínua ou pontual?

Ramos de atividade

Fonte: Mzclick

Basicamente, você precisa atender as necessidades do seu consumidor plenamente tanto no presente como daqui a 5 ou 10 anos. Obviamente, é importante continuar se renovando e melhorando em qualidade, porém sempre com constância. É importante fugir de ideias momentâneas, seja você.

Então, baseado em todos esses pontos, a conclusão final é de que para a escolha do seu ramo de atividade, é necessária muita pesquisa antes de tomar uma decisão concreta. Para isso, a ESPM Jr. se compromete a auxiliá-lo provendo excelência nos serviços de estudo e pesquisa de mercado. 

Entre em contato com a maior empresa júnior com foco em marketing do Rio de Janeiro e agende um diagnóstico gratuito para que nós possamos te ajudar a colocar o seu plano em prática. E boa sorte nessa jornada! Clique aqui.

Artigo escrito por:

Gostou desse artigo? Compartilhe.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on email
Email
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on telegram
Telegram

Artigos relacionados

DIAGNÓSTICO GRATUITO

Solicite GRATUITAMENTE um diagnóstico para sua empresa.

O PODER DOS GATILHOS MENTAIS NAS VENDAS

Inscreva-se para baixar o nosso ebook!

GRÁTIS

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Acesse nossa Política de Privacidade.