Skip links

Ramos de atividade: Qual é o melhor para investir e empreender?

Tem dúvidas na hora de escolher em quais ramos de atividade investir e começar a empreender? 

Primeiro, é importante que você entenda bem do que se trata um ramos de atividade e depois escolha qual é o melhor para seu perfil, afinal sua empresa deve fazer sentido com seus ideais. O ramo de atividade nada mais é do que a área onde sua empresa atuará, por isso essa escolha influenciará diretamente em qual produto ou serviço você será comercializado. 

Ramos de atividade

Fonte: BBL Brasil

Agora que você entendeu bem esse conceito, vamos a outro fato importante: independente de qual segmento você decida investir, é preciso fazer uma escolha sábia, baseada em pesquisas de mercado e projeções futuras, afinal você não quer que seu empreendimento seja uma falha, certo?

Muitos consideram que a escolha do ramo de atividades seja a decisão estratégica mais importante de uma empresa, uma vez que esta baseará todo o futuro do seu negócio. Por isso, antes da definição do que se quer vender é preciso pensar em aspectos como: público-alvo, concorrência, tendências do mercado, conhecimento técnico, entender as legislações vigentes ao ramo, entre outros.

Como escolher os melhores ramos de atividade para investir?

Ramos de atividade

Fonte: Hubify

Primeiro pense em algo que você tenha bastante afinidade ou possua o conhecimento técnico necessário para entender o que você vai fazer e conseguir inovar, afinal – independente de sua escolha – a inovação é um fator decisivo para seu negócio. Mesmo que seja um segmento saturado, se você idealizar algo novo e que atraia seu público, sua empresa será sucedida. 

Depois, decida a magnitude da atividade: ela terá uma escala industrial ou comercial? Afinal sua decisão impactará diretamente na cadeia logística e também em quanto deverá ser investido, pois por exemplo para abrir uma fábrica será muito mais custoso do que uma loja de roupas ou alimentos. Por isso o cálculo do investimento é um fator importantíssimo, quanto você está disposto a investir?

E o meu Público-alvo? 

Ramos de atividade

Fonte: Hubify

Quem vai consumir seu produto ou serviço? Qual necessidade você busca criar ou atender para esse consumidor? Qual classe social? Todos esses questionamentos são essenciais, afinal sua marca, comunicação e empresa estarão voltadas ao seu público-alvo. Ele precisa se identificar com seu negócio.

E o futuro? Já pensou?

Nessa etapa considere tendências de mercado, principalmente fatores externos como possíveis oportunidades e ameaças, sobretudo econômicas. 

Sua ideia tem condições de existir e continuar movimentando clientes por mais de 5 anos? Como estará seu negócio? É possível que algo surja e acabe com seu produto ou serviço? A demanda do seu consumidor é contínua ou pontual?

Ramos de atividade

Fonte: Mzclick

Basicamente, você precisa atender as necessidades do seu consumidor plenamente tanto no presente como daqui a 5 ou 10 anos. Obviamente, é importante continuar se renovando e melhorando em qualidade, porém sempre com constância. É importante fugir de ideias momentâneas, seja você.

Então, baseado em todos esses pontos, a conclusão final é de que para a escolha do seu ramo de atividade, é necessária muita pesquisa antes de tomar uma decisão concreta. Para isso, a ESPM Jr. se compromete a auxiliá-lo provendo excelência nos serviços de estudo e pesquisa de mercado. 

Fale com a gente!

Preencha o Formulário e nossa equipe comercial entra em contato com você! A Espm Jr ajuda o seu negócio a ficar conectado e sempre faturando mais.

Somos a mais conceituada empresa júnior com foco em marketing do Rio de Janeiro.