Skip links

Rock in Rio: as ativações de marcas mais experenciáveis

Depois de 2 anos sem Rock in Rio, ele voltou fazendo história. O festival acontece desde 1985 e esse ano foi realizado, mais uma vez, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Os patrocínios foram extremamente disputados. Todas as marcas querem a chance de participar de um evento tão grande e influente.

Palco Mundo Rock in Rio 2022
Fonte: UOL

São 7 dias de eventos que costumam ter os ingressos esgotados em menos de 2 horas. Para se ter uma noção, o dia 4, que possui o headliner sendo o Justin Bieber, teve os ingressos esgotados em apenas 12 minutos! Um verdadeiro recorde histórico.

Um fato sobre evento é que as mais de 100 mil pessoas presentes a cada dia querem ter uma experiência incrível e memorável. Para isso, as marcas disputam um lugar nele para que torne isso realidade e ganhem uma vantagem competitiva estando “na boca do povo”.

E como são as ativações dessas marcas?

Fonte: Adibra

Durante o evento, em stands gigantes montados no local, marcas patrocinadoras utilizam da criatividade para entreter o público com locais instagramáveis e experienciáveis, geralmente com direito a brinde.

E não se limitam somente a stands. O posto Ipiranga, por exemplo, patrocinou a montanha russa do festival, enquanto a Americanas, o novo brinquedo – e mais radical – do RIR.

O Posto Ipiranga levou diversos influenciadores para Área Vip. Por sua vez, Americanas fez uma ação com influenciadores no dia do evento teste. Ela consistia nos blogueiros fazerem um preview da loja que a loja montou no festival. A loja em questão vende os produtos pelo mesmo preço de foras do evento, o que levou quem irá ao evento a loucura!

Itaú, o maior patrocinador do Rock in Rio 2022

Fazendo jus a ser o maior patrocinador deste ano, o Itaú deu vida a mais um palco, em uma parceria inédita com o TikTok, para o festival! O mesmo recebeu artistas como Pedro Sampaio e Fresno para animar a galera.Também fizeram os famosos “copos que acendem” e buckets estilosos para presentear quem curtia o festival. 

Arena Itaú Rock in Rio
Fonte: Seu rédito digital

E claro, não perderam a oportunidade de serem responsáveis por um dos brinquedos. Por sua vez, estavam presentes pelo Carrossel.

Heineken

A floresta Heineken fez história! A marca investiu em experiências reais e que transportavam quem estava lá para um novo lugar. Foram 900 metros repletos de espécies nativas da Mata Atlântica dentro do evento. Essa é uma iniciativa que reflete o desejo da marca: criar 19 micro florestas em áreas urbanas até 2030, começando pelo Rio de Janeiro.

Tirolesa Heineken Rock in Rio
Fonte: Diário do Rio

Dentre as diversas ações, outra emblemática foi a  marca ter sido responsável pela tirolesa do evento – o brinquedo mais disputado. Ela possui 200 metros e, no dia 3, esgotou todo o agendamento em apenas 17 minutos!

O setor alimentício no Rock in Rio 2022

Doritos Rock in Rio
Fonte: Geek Publicitário

Bob’s, KitKat, Dominus, Coca-Cola e Doritos investiram muito no Rock in Rio.

O Bob’s criou mini personagens de alguns dos cantores que estarão presentes. Eles eram vendidos tanto antes, como no festival.

A Doritos criou, um novo sabor, o “Pizza” e  também estará presente em um dos brinquedos, o Megadrop e na Área Vip. Já a Dominus será a “Pizza oficial do festival”.

E a Coca-Cola não teve medo de inovar! Em parceria com o Fortnite, fez o Rock in Rio entrar no Metaverso. Pois é! O festival se estendeu para o universo digital, no qual as pessoas poderiam ouvir músicas dos artistas e muito mais! Na cidade do Rock ela também montou um espaço imersivo e 

Por fim, o KitKat também entrou na onda. É a primeira vez como patrocinadora e terá promoções rolando, além de cinco espaços no evento. A marca lançou 2 sabores de chocolate inspirados no palco Sunset. Contemplando isso, o Rooftop da KitKat terá 117 metros, com cantores e DJs especiais.

As ativações de marcas no Rock in Rio não acabam!

TIM e Natura, por exemplo, são mais 2 marcas que investiram muito na cidade do Rock.

A operadora de telefonia colocou 35 antenas para proporcionar uma experiência com muito sinal para quem estivesse lá! Ela foi responsável pelo “primeiro Rock in Rio 5G da história”.

Um dos stands da marca, de 3 andares, contava até mesmo com uma atividade imersiva. Ela era a partir de um óculos de realidade virtual em uma estrutura suspensa para um sobrevoo pela cidade do Rock.

Stand TIM no Rock in Rio
Fonte: Mundo HR

E a Natura não ficou para trás! No espaço “NAVE”, investiu em ações para falar de sustentabilidade. São diversas ações imersivas e experiências sensoriais para o lançamento da campanha “Transborde Amazônia”. Claro que essas ações possuem brindes, uma delas possui até mesmo opção de retoque de maquiagem. Não é demais?!

Já imaginou sua marca como patrocinadora do RIR? Essas e muitas outras marcas criaram ações inesquecíveis no festival. Venha aplicar o marketing de experiência na sua empresa também! Entre em contato conosco, a mais conceituada empresa júnior com foco em marketing do Rio de Janeiro!