Skip links

Site eficiente: 5 passos para atrair e alavancar as suas vendas

Antes de começar, é essencial que você mapeie os objetivos do seu site perante o negócio. Existem sites para aumentar a visibilidade da marca, aumentar o número de conversões (usuário para cliente), gerar leads, entre outros. Sendo assim, escolha um objetivo para o seu site e elabore estratégias que o alavanque e atraia mais usuários, a fim de aumentar as chances de atingir a sua meta. Confira 5 passos para conquistar um site eficiente e que atraia clientes:

COMPATÍVEL COM MOBILE

Segundo Site (2019), cerca de 100.000 milhões de brasileiros usam smartphone com maior frequência e 24% da população utiliza o site corporativo de uma empresa para decidir a sua compra.

Desta forma, é essencial que o seu site seja responsivo e intuitivo no computador e no smartphone. Quanto melhor a qualidade do seu site, mais o usuário tende a permanecer na página e aumentam as chances de conversão. Além disso, sites que não oferecem compatibilidade com mobile, o Google penaliza (podendo tirar o site das buscas). 

CARREGAMENTO RÁPIDO GARANTE UM SITE EFICIENTE

Através do site Profissional do E-commerce (2016), além da velocidade do site impactar no rankeamento das buscas do Google (quanto mais veloz, mais em cima), também é um dos pilares para o usuário obter uma experiência ruim de navegação.

Site Eficiente
Fonte: Fragmentadora de papel

Segundo o artigo, sites que demoram mais de 10 segundos para carregar são impactados negativamente, gerando perda de usuários e prejudicação do SEO (otimização para motores de busca). Um profissional do Google relatou:

Maile Ohye, do Google, é categórico, “2 segundos é o tempo aceitável para um site de e-commerce. No Google, esperamos que todos fiquem abaixo de meio segundo.

Utilize o PageSpeed Insights para identificar falhas e oportunidades de melhora no seu site: clique aqui!

TRANSMITA TODAS AS INFORMAÇÕES

É fundamental que o site do seu negócio consiga transmitir todas as informações necessárias para o cliente entender a estrutura, identificar os diferenciais, comunicação/tom de voz e se tornar um cliente da empresa.

Confira abaixo as dúvidas mais frequentes dos usuários e certifique-se que serão respondidas em seu site:

  • Quem? – Sobre sua empresa (história de origem).
  • O quê? – Quais serviços ou produtos oferece.
  • Como? – Aplicação dos produtos/serviços na vida do cliente (feedbacks de clientes).
  • Por quê? – Vantagens e diferenciais.
  • Quanto? – Preços e valores.
  • Onde? – Dados de contato e redes sociais.

CHATBOTS SÃO SINÔNIMOS DE SITE EFICIENTE

Chatbots são considerados os “queridinhos” nas estratégias de experiência do usuário. Segundo o site Folha BV (2021), 94% da população brasileira considera o atendimento como o principal fator para realizar uma compra.

Site Eficiente
Fonte: Vydence

Desta forma, é interessante que esse recurso seja humanizado e personalizado para cada usuário. Com essa estratégia, o seu negócio vai conseguir otimizar tempo, garantir um atendimento rápido ao cliente e ajudar a criar uma relação com o consumidor.

Na hora de planejar as mensagens instantâneas do seu chatbot, evite respostas muito diretas como “não” e “sim”.

TENHA UM BLOG

Um blog bem executado pode trazer diversos benefícios para a sua empresa, pois com conteúdos personalizados e ricos pode melhorar o SEO do site, aumentar o número de visitantes e leads (potenciais clientes). 

Site Eficiente
Fonte: CanalTech

Segundo a pesquisa Content Trends 2018, realizada pela Rock Content, empresas possuem blog têm, em média, duas vezes mais visitantes do que aquelas que não utilizam o recurso.