Skip links

Social Commerce: estratégia poderosa que diferencia sua loja

Social Commerce é uma estratégia de vendas que tem as redes sociais como elo entre o cliente e a loja. A facilidade e interatividade são características que tornam esse método ainda mais relevante para  empresas e consumidores. Nesse artigo você vai saber mais sobre os benefícios dessa estratégia que diferencia a sua loja. Confira agora!

Social Commerce
Fonte: Salesforce

O que é social commerce?

O famoso e-commerce já é algo comum para parte da sociedade. Afinal, o consumidor pode fazer suas compras da própria casa, apenas com alguns toques no celular. Isso facilita a vida das empresas e dos clientes, é claro.

Porém, no e-commerce, geralmente não há troca de informações mais intimistas. E aí entra o social commerce. Mais do que um e-commerce, a venda via redes sociais vem para fortalecer a conexão e tornar a compra mais segura e afetuosa.

Social Commerce é a venda via redes sociais. É como um e-commerce nas redes sociais, com conteúdo e atendimento mais personalizado.

Essa semana, o Pinterest anunciou suas novas atitudes para que o grande social commerce passe a aceitar cartão de crédito. Isso se deve a grande aceitação do público em usar uma mídia social para compra, como o Instagram já pratica. Nesse sentido, segundo a Forrester em 2021 o número de jovens-adultos, com menos de 25 anos, dos EUA que afirmam ter interesse em concluir uma compra em uma rede social é 25% maior que em 2020. De fato, somente a realidade de não ter que sair do app já influencia muitos a seguir a jornada de compra.

Quais são as vantagens do social commerce para a minha empresa?

Essa tendência, além de rentável, possui inúmeras outras vantagens para a empresa e para seus consumidores, como as listadas abaixo:

Relação mais transparente com o cliente

Investindo em conteúdo personalizado, pensando no que seus clientes solicitam, torna o relacionamento mais próximo.

Ademais, nas redes a humanização é algo recorrente, basta saber utilizar e ter constância. Isso faz com que o consumidor se identifique com o conteúdo, tendo mais liberdade para fazer perguntas sobre produtos e serviços, ou até mesmo elogiar.

Humanização no digital
Fonte: Peper Web

Isso tem diversos pontos positivos, mas principalmente a facilidade para o pós-venda, a orgânica divulgação por parte dos clientes e a fidelização dos mesmos.

Facilidade para receber feedbacks

Como já citado, a melhor relação com o cliente resulta na abertura de diálogos. Ou seja, os feedbacks são mais prováveis de acontecer.

Eles são essenciais para empresa, principalmente porque possibilitam melhora e ajustes em produtos ou serviços. O cliente também se sente ouvido!

Ademais, os feedbacks, quando compartilhados, geram mais autoridade e desejo dos telespectadores. Quem ainda não é acostumado a  comprar  na sua loja, por exemplo, sente mais segurança para iniciar!

Ter uma vitrine digital

A partir das redes sociais, é possível mostrar seus produtos e serviços de modo que gere desejo e desperte curiosidade nos consumidores.

Exemplo disso foi o WhatsApp, que possibilita pagamentos e também que a sua empresa possua um catálogo. Ou seja, pelo WhatsApp você poderá vender seus produtos com um atendimento personalizado e rápido, sem que o cliente tenha que ir em outra rede visualizar seus produtos, por exemplo.

Vitrine digital – Social Commerce WhatsApp
Fonte: TecnoBlog

Em quais redes sociais posso iniciar meu Social Commerce?

Inúmeras redes já possuem essa estratégia no seu escopo. Algumas delas – as principais – são:

  • WhatsApp
  • Instagram
  • Pinterest
  • Tik Tok
  • Facebook
  • WebSite

Mas não se esqueça: o que importa mais é a qualidade do seu social commerce. Prefira investir em menos redes sociais, mas de modo que tenham informações e conteúdos de qualidade e suficientes para o desejo e a necessidade de seu público-alvo. Os bons resultados vêm a partir dessa segmentação estratégica!

Já imaginou aderir ao social commerce? Muitas estratégias de marketing podem ser utilizadas por você! Somos a ESPM Jr., a mais conceituada empresa júnior de marketing do Rio de Janeiro. Venha bater um papo conosco!