Skip links

“Sorria”: O marketing viral do filme número 1 de bilheteria

No final de semana do dia 30 de setembro, foi dada a largada a época mais aterrorizante do ano com o filme Sorria.

Com outubro batendo na porta, os estúdios Hollywoodianos vão enfileirando seus filmes de terror um a um, se aproveitando dos eventos promovidos em decorrência do Halloween, no fim do mês. Na Paramount, o esquema não podia ser diferente. 

O  filme “Sorria” estreou faturando 37 milhões de dólares na bilheteria mundial. Assim, competindo pela atenção de cinéfilos e amantes de entretenimento. Como Sorria e a Paramount saíram vitoriosos?  Um marketing viral incrível que dominou as redes sociais! 

Cartaz filme “Sorria”
Fonte: IMDB/Paramount

Mas por que “Sorria”? 

O filme conta a história de uma terapeuta. Depois de um encontro um tanto traumático com uma paciente, ela começa a passar experiências perturbadoras. A terapeuta acredita que encontrou com algo sobrenatural.

“Sorria”, dirigido por Parker Finn, foi produzido por U$D 17 milhões – orçamento baixo para um filme – e tinha previsão de lançamento na Paramount+. 

No entanto, depois de boas avaliações em suas exibições-teste pelo estúdio e o sucesso do filme “O Telefone Preto” (2022, dir: Scott Derrickson), a divisão de marketing da Paramount optou por um lançamento exclusivamente nos cinemas.

Agora, como transformar um bom produto em sucesso? 

A estratégia da Paramount para “Sorria”

A Paramount entendeu muito bem o desafio. Primeiro, ao compreender quem seu público era, a empresa pode focar em onde promover seu conteúdo, considerando também o que está em alta no momento.

Eles se utilizaram de atores espalhados pelos jogos da MLB – liga de baseball americana – replicando a feição original da personagem principal do filme. Essa ação foi logo percebida por criadores de conteúdo da rede do TikTok, que replicaram e se tornaram mensageiros do filme. 

O “smile” foi disseminado de uma forma global. A equipe também utilizou-se de um site chamado “smile sightings” onde as pessoas podem reportar quando virem esses sorrisos horripilantes. Levando então, uma mensagem promocional do filme.

Por fim, em uma ação exclusiva dos Estados Unidos, o Twitter mudou o botão de “like” por um sorriso similar ao do filme.

Vídeo TikTok viral sobre “Sorria”
Fonte: screenshot/TikTok/relayts
sorria
Vídeo TikTok sobre marketing de “Sorria”
Fonte: screenshot/TikTok/ethan_simmie

Esses movimentos, completamente compartilháveis, só mostram que um entendimento do seu público se torna imprescindível em qualquer campanha de marketing. Além disso, é capaz de viralizar o seu conteúdo de uma forma mais genuína.

Com isso,  “Sorria” conseguiu estrear em primeiro lugar nas bilheterias mundiais. O faturamento foi de 37 milhões em seu primeiro final de semana. 

O futuro do cinema

A Paramount conseguiu provar, mais uma vez neste ano, que a criação de demanda por filmes é possível. Ainda mais utilizando as ferramentas sociais e o marketing viral ao seu favor. 

Ao entender o seu consumidor, a empresa consegue traçar uma nova máxima na indústria: se ater ao modelo de streaming não é mais o suficiente.

É preciso gerar retorno e investir nos cinemas. É nele que se faz a maior parte do seu caixa. Com uma boa campanha, bem planejada e executada, as pessoas irão ver o seu filme. 

E você, já tinha pensado em como esses sucessos são guiados através de estratégia? Não perca tempo, se você quer saber mais sobre como aplicar o marketing e alavancar o seu negócio, entre em contato conosco! Somos a ESPM Jr., a mais conceituada empresa júnior de marketing do Rio de Janeiro. 

Leave a comment